Para muitas aplicações industriais e automotivas, o acoplamento de engrenagem é uma parte fundamental.
Ele será uma das estrelas quando o assunto é realizar a transferência de torque entre os eixos que estiverem desalinhados ou que necessitam de maior flexibilidade para acomodar vibrações e movimentos.
A seguir, vamos entender melhor o que é acoplamento de engrenagem, seus diferentes tipos, aplicações e muito mais.
O que é acoplamento de engrenagem?
O acoplamento de engrenagem trata-se de um dispositivo mecânico muito utilizado para realizar a conexão entre eixos, tornando possível a transferência de torque.
Esse tipo de acoplamento de engrenagem consiste em 2 cubos de engrenagem, geralmente, que serão fixados a cada eixo e também uma (ou mais) mangas que irão engatar nessas engrenagens – o que irá possibilitar a rotação sincronizada.
Esse acoplamento costuma ser bastante popular pela alta capacidade de resistência e torque, o que faz dele a opção ideal para as aplicações que exigem confiabilidade e robustez.
Eles são projetados especialmente para compensar desalinhamentos axiais, angulares e radiais entre os eixos conectados.
Em situações onde há mais índices de movimentos e vibrações, é uma opção super versátil e adequada – incluindo ambientes industriais exigentes e rigorosos.
Tipos de acoplamentos de engrenagem
Há diferentes tipos de acoplamentos de engrenagem, especialmente para que cada um possa atender a diferentes aplicações.
Nisso, as características serão diferentes em cada uma delas, possibilitando esse uso em diversos setores.
Entre os mais comuns, podemos destacar:
Acoplamento de engrenagem rígido
O acoplamento de engrenagem rígido é a escolha perfeita para aplicações onde é necessário haver um alinhamento preciso dos eixos.
Essa opção oferece alta capacidade de transmissão de torque e também alta rigidez.
Acoplamento de engrenagem flexível
O acoplamento de engrenagem flexível irá garantir uma tolerância maior a desalinhamentos e choques, ajudando na absorção de vibrações e ainda compensando movimentos angulares e axiais.
Acoplamento de engrenagem de dentes curvos
O acoplamento de engrenagem de dentes curvos permite que haja maior flexibilidade, contribuindo para a redução do desgaste e também aumentando a vida útil deste acoplamento.
Acoplamento de engrenagem de alta velocidade
E ainda temos o acoplamento de engrenagem de alta velocidade, que é feito especialmente para atuar em aplicações com alta rotação.
Aplicações do acoplamento de engrenagem
As aplicações do acoplamento de engrenagem são variadas, afinal, como vimos acima, existem tipos diferentes para que ele consiga atender a diferentes setores de modo específico. Entre essas aplicações diversas, destacamos os seguintes:
Indústria automotiva
Na indústria automotiva, o acoplamento de engrenagem é bastante utilizado em sistemas de transmissão e também em outros componentes críticos.
Além de garantir uma transferência de potência do motor para as rodas de maneira mais suave, ainda ajuda a melhorar a eficiência e também a durabilidade de cada veículo.
Esse tipo de acoplamento ainda ajuda a minimizar vibrações e ruídos, o que proporciona uma condução segura e mais confortável.
Máquinas industriais e equipamentos pesados
Guindastes, laminadores, prensas e outras máquinas industriais dependem do acoplamento de engrenagem para garantir operações eficientes.
Eles são capazes de suportar altos níveis de torque, além de serem super resistentes a cargas pesadas. Isso faz com que a confiabilidade no produto seja maior, assim como o desempenho contínuo dos equipamentos.
Além das máquinas industriais, esse tipo de acoplamento também é bastante utilizado em equipamentos pesados, como mineração, construção e agricultura.
Sistemas de transporte e esteiras
O acoplamento de engrenagem também é utilizado nos sistemas de transporte e esteiras, muito comuns em armazéns, fábricas e em diferentes centros de distribuição.
São responsáveis por realizar a conexão entre motores a roletes a outros componentes de movimentação, o que garante uma transferência eficiente de força e ainda permite o transporte contínuo de diferentes materiais.
Por ser capaz de lidar com desalinhamentos e ainda absorver choques, é uma opção bastante valiosa nesse tipo de aplicação.
Quando utilizar acoplamento de engrenagem?
Além de saber qual tipo escolher, é preciso também garantir a durabilidade e o desempenho do sistema mecânico.
Neste caso, o acoplamento de engrenagem pode ser utilizado em casos quando:
- Surge a necessidade de realizar a transmissão de altos níveis de torque;
- Quando há desalinhamentos entre os eixos;
- Quando é necessário realizar a absorção de choques e outros tipos de vibrações;
- Ou quando é essencial que haja durabilidade e robustez.
Acoplamento de engrenagem é na Copabo!
A Copabo tem o acoplamento de engrenagem ideal para suas aplicações!
Por meio de produtos de qualidade e um atendimento excepcional de quem possui experiência no mercado, você terá o que é necessário para realizar bons negócios.
Agarre essa oportunidade – confira nosso catálogo e realize seu orçamento online!