Copabo

logo-copabo

Correias elevadoras: resistência, desempenho e economia

As correias elevadoras contam com um papel de grande importância para diferentes setores, garantindo soluções mais eficientes para o transporte vertical de materiais.

São bastante conhecidas pela resistência, bom desempenho e economia, fazendo dessa opção ideal para diversas aplicações na indústria e no meio agrícola.

A seguir, vamos conhecer mais a fundo essas correias elevadoras, os tipos de aplicações que elas atendem e explorar mais essas características tão marcantes.

O que são correias elevadoras?

As correias elevadoras são de grande importância para diferentes sistemas de transporte vertical, tendo sido projetadas exclusivamente para movimentar materiais de uma forma contínua entre diferentes níveis.

Elas são muito utilizadas em setores agrícolas, assim como na construção civil, mineração e em indústrias de modo geral.

As correias elevadoras farão parte de um sistema completo, onde estão incluídas as roldanas, motores, tambores e outros elementos que, em conjunto, atuam para garantir a movimentação segura e eficiente de cada material.

Aplicações industriais e agrícolas

Nas aplicações industriais, essas correias elevadoras são bastante úteis nas fábricas para transportar produtos acabados, matéria-prima e vários outros tipos de materiais.

São fundamentais em diferentes processos, como é o caso da produção de cimento, no processamento de alimentos e muito outros.

Já nas aplicações agrícolas, as correias elevadoras são utilizadas para o transporte de diferentes produtos, como sementes, grãos, dentre vários outros.

Podem ser facilmente encontrados em elevadores de grãos, silos e outros sistemas que visam o processamento e o devido armazenamento desses produtos agrícolas – e onde há uma grande busca por confiabilidade e eficiência na realização do transporte de produtos.

Resistência das correias elevadoras

Como vimos brevemente acima, as correias elevadoras são bastante populares por sua resistência. Para isso, a escolha dos materiais de fabricação faz total diferença. Além disso, testes de durabilidade também são realizados para assegurar essa resistência.

Materiais de fabricação

Sem a escolha correta de materiais para fabricação das correias elevadoras, a resistência não será a mesma.

Esse tipo de correia costuma ser fabricada a partir de materiais como o poliéster, a borracha, o nylon ou até mesmo a partir de materiais sintéticos.

Cada um deles contará com suas próprias vantagens específicas, o que faz necessário uma análise para compreender quais dessas vantagens é relevante para o tipo de aplicação.

Por exemplo, a escolha da borracha é interessante por ser um material de boa durabilidade e alta resistência a abrasão. Já o nylon e o poliéster, são mais utilizados em casos onde a alta resistência à tração é desejável, assim como a garantia de maior flexibilidade.

Durabilidade em diferentes condições

Para garantir alta resistência dessas correias elevadoras, é importante também realizar testes de durabilidade em diferentes condições para garantir que elas se adequem a operações distintas.

Por exemplo, em casos de ambientes agressivos elas precisam ter garantia de alta resistência para evitar acidentes – como no caso da exposição a produtos químicos, umidade e temperatura extrema.

Ser capaz de manter sua integridade estrutural, assim como o bom desempenho, em condições extremas é fundamental para garantir a boa durabilidade e manter a eficiência nas operações.

Correias que apresentam alta qualidade são feitas especialmente para suportar situações divergentes, sempre visando o bom desempenho a longo prazo.

Como escolher a correia elevadora ideal

Antes de comprar a correia elevadora, é importante se certificar de estar fazendo a escolha certa.

Para isso, é necessário considerar diferentes fatores, como a altura do transporte, o material que será transportado, a velocidade necessária, condições ambientais, dentre outros.

A correia elevadora ideal deve ser aquela que ofereça a combinação perfeita de flexibilidade, resistência e durabilidade de acordo com a aplicação em questão.

Também é fundamental considerar a compatibilidade da correia com o sistema de transporte que será utilizado. Para isso, inclui-se a verificação de especificações técnicas (comprimento, largura e capacidade de carga).

Consultar um fornecedor ou um especialista no assunto pode ser uma excelente ideia para garantir que a sua escolha seja a ideal.

Cuidados e manutenção das correias elevadoras

É preciso haver alguns cuidados e a devida manutenção para que as correias elevadoras se mantenham em boas condições e consigam garantir uma boa resistência, desempenho e durabilidade.

Nisso, é necessário haver inspeções periódicas para que possam ser identificados possíveis danos, sinais de desgaste ou até mesmo desalinhamentos.

Além disso, a limpeza regular também é fundamental para que se evite o acúmulo de resíduos que podem acabar afetando o desempenho da correia elevadora.

O tensionamento da correia elevadora também é importante, sendo necessário que ela esteja devidamente tensionada para garantir o bom funcionamento durante as operações.

O risco de haver correias soltas pode acabar gerando uma redução na eficiência do transporte.

Com a correia excessivamente tensionada, desgastes e danos prematuros podem ser gerados e interferindo na durabilidade do material.

Para que isso não aconteça, realizar ajustes regulares e substituir componentes que estiverem desgastados no tempo certo é fundamental.

Correias elevadoras é na Copabo!

Na Copabo você encontra as correias elevadoras ideais para suas aplicações.

Nossas correias elevadoras apresentam opções de carcaça que conjugam excelente resistência à tensão, adesão, retenção de canecas e baixo alongamento, garantindo segurança, desempenho e economia.

Aproveite essa oportunidade para conferir o catálogo e solicitar o seu orçamento!